rss
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites

29.3.10

Série Costumes Bíblicos - Telhados Planos (Parte II)

Sendo o telhado plano, prático e de fácil acesso, era utilizado de diversas maneiras. Certa vez Pedro foi orar no telhado (At 10.9); e muitos outros já fizeram o mesmo. Era dali que se faziam as comunicações especiais, enunciadas em alta voz, e ouvidas em todo o bairro (Mt 10.27; Lc 12.3). Era tão comum haver atividades nos telhados que a lei mosaica dispunha que se construíssem nele parapeitos (Dt 22.8), que geralmente eram gradeamentos de madeira.

Naquele tempo, era muito raro haver construções de dois pavimentos, embora fosse bastante comum fazerem-se pequenos cômodos no telhado, desde varandinhas até quartos para hóspedes. Esse cômodo, chamado de alliyah, às vezes seria como casa de veraneio ou aposento de oração, como vemos em Mateus 6.6, ali Jesus diz a seus seguidores que, ao orar, eles deveriam entrar no "quarto", em vez de exibir sua religiosidade em público.

Foi num desses aposentos que ele se reuniu com seus discípulos para celebrar a páscoa (Lc 22.12); nesse caso, era um cenáculo mobiliado, espaçoso, que provavelmente pertencia a um de seus discípulos mais abastados. E após a ascensão de Cristo, cento e vinte deles se reuniram em um aposento semelhante (At 1.13). Ao que parece, diversos dos seguidores de Jesus eram pessoas de posses.

Esses quartinhos tinham ainda outras utilizações. Por ocasião da festa dos tabernáculos, por exemplo, fazia-se ali uma cabana rústica, como parte das comemorações dela. Essa cabana era semelhante às que os plantadores erguiam nos campos, na época da colheita (êx 23.14-17; Lv 23; Dt 16).

Na próxima semana: "Telhados Planos - Parte III"

0 comentários:

Postar um comentário