rss
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites

23.3.10

Série Costumes Bíblicos - Telhados Planos

Ao se construir uma casa, o telhado, que era praticamente a sala de estar, recebia certos cuidados especiais. Ele era armado com pesadas vigas de madeira, sobre as quais se colocavam varetas, sendo tudo recoberto com uma massa de barro, à qual se misturava palha picada. A fumaça dos fogões era escoada pelas janelas. As famílias mais abastadas, ao construir a casa, assentavam ladrilhos no telhado para aumentar-lhe a resistência.

Um telhado de barro exigia muitos cuidados. Vez por outra os moradores tinham que rechear com barro os desgastes causados pelas chuvas. Alguns plantavam grama nele, para tentar protegê-lo da erosão. Regularmente era necessário fazer uma espécie de lixamento, para mantê-lo plano e impermeável. Mas a despeito de todos os cuidados, não conseguiam evitar as goteiras, que se tornaram motivo de símiles cômicas (Pv 19.13).

Nas tardes quentes era muito comum as mulheres trabalharem no telhado - preparando pão, tecendo fazendas, fazendo a secagem do linho ou de frutas como o figo e tâmara, ou então "catando" cereais. Era ali também que se estendiam as roupas lavadas para secar.

Na próxima semana: "Telhados Planos - Parte II"

0 comentários:

Postar um comentário