rss
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites

29.3.10

Cultura Judaica (29 de março)

Jejum do Primogênito

Os primogênitos do sexo masculino acima da idade de bar mitsvá (13 anos) estão obrigados a jejuar em reconhecimento ao fato de que durante a "Praga do Recém-nascido" (que ocorreu à meia-noite de 15 de Nissan), Deus "passou" pelos primogênitos judeus quando Ele matou todos os primogênitos egípcios. Se houver um primogênito abaixo de 13 anos na família, a obrigação de jejuar recai sobre o pai. O costume que prevalece, no entanto, é que o primogênito se isente da obrigação de jejuar participando de uma seudat mitsvá (uma refeição assinalando o cumprimento de uma mitsvá), tal com um siyum - uma refição festiva celebrando a conclusão do estudo de uma seção da Torá.

Oferenda de Pêssach

Quando o Templo Sagrado estava de pé em Jerusalém, a oferenda de Pêssach era levada na tarde de 14 de Nissan. Hoje isso é comemorado pela recitação judaica da "Ordem da Oferenda de Pêssach" esta tarde, pelo "osso" (zeroa) colocado na travessa do sêder esta noite, e pelo aficoman - uma porção de matsá comida em seu lugar ao final da refeição de Sêder.

1° Sêder de Pêssach

A Festa de 8 dias de Pêssach - também chamada de "A Festa das Matsot" e "A Época da Nossa Liberdade" - começa hoje ao anoitecer.

À noite, conduzimos um sêder (ordem) - um banquete ritual de 15 partes que abrange as observâncias da Festa de Pêssach; narrar aos nossos filhos a história do Êxodo como é descrita e narrada no Hagadá; comer a matsá (pão ázimo), as ervas amargas mergulhadas em charôsset, e o aficoman (uma porção adicional de matsá comida como sobremesa em comemoração à oferenda de Pêssach); beber os quatro copos de vinho e diversos outros alimentos simbólicos e rituais comemorando nossa libertação da escravidão no Egito nesta noite.

0 comentários:

Postar um comentário