rss
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites

8.3.10

Série Costumes Bíblicos - A Moradia

Em meio aos ruídos, aromas e cenas domésticas de suas modernas moradias, os judeus do primeiro século de nossa era levavam uma vida tranquila, com muito aconchego familiar, o pão era assado em fornos de barro; os tios tocavam seus instrumentos na área; e à noite, as casas eram iluminadas pela luz mortiça das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita atividade e carinho, e regida por tradições sólidas.


As casas eram de formas e tamanhos variados, pois a diferença entre a classe rica e a pobre era bem sensível. Não havia um modelo que se pudesse apontar como sendo o de uma casa típica da Palestina, mas as dos cidadãos de posse mediana tinham algumas características em comum. Na maioria dos casos, a estrutura delas era simples e bem pequena. A maior parte das atividades diárias dos israelitas era ao ar-livre, então a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e dormir.


No tempo de Cristo, as casas comuns eram constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, e quase nenhum adorno. Muitas delas mediam cerca de 3,5 metros quadrados; tinham somente duas ou três janelas, e o assoalho era de terra batida. Todas as moradias, até mesmo as mais pobres, tinham uma escada externa que dava acesso ao telhado, que era plano. Grande parte das reuniões de família e atividades sociais era realizada no telhado ou no quintal. Muitas vezes eles até dormiam no telhado, sob o céu estrelado, principalmente nos meses quentes do verão. Quando queriam um pouco mais de privacidade, erguiam ali uma barraca ou um quartinho.


Na próxima semana: "Telhados Planos"

1 comentários:

Unknown disse...

gosto de teologia

Postar um comentário