rss
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites

23.8.10

Lugares - Mesopotâmia (Parte II)

Limites da Bíblia:

A Bíblia em Gênesis 2 não chama a região que estamos aqui considerando, de Mesopotâmia, mas "Jardim do Éden", e assim o descreve dos versos 7 a 14.

A Bíblia descreve o Jardim do Éden como uma unidade territorial. O rio que limitava o Jardim nos quatro lados, era um (Gn. 2.10), que se dividia em quatro braços. Através dos séculos e ainda hoje, houve uma tendência de situar os quatro braços do rio do Éden, mais ou menos assim: Tigre e Eufrates, onde hoje se encontram; o Pisom seria o Indo, e o Giom, o Nilo. Isso, além de ser uma aberração geográfica, não resiste à prova dos fatos. Estudemos cada um desses rios:

Pisom:

A Versão dos LXX registra Phison. Um dos quatro braços do rio que saía do Paraíso (Gn. 2.11). Flávio Josefo o identifica com o rio Indo. Modernamente atribui-se o rio Fasis, hoje conhecido como Rioni, que nasce nos montes Ararate e desemboca no Mar Negro. Neste caso, a "terra de Havilá" seria a Cólquida de nossos dias situada nas proximidades do Mar Negro. O Indo seria impossível, pois está a centenas de quilômetros do famoso vale da Mesopotâmia. Havilá, hoje Cólquida (na Geórgia), era riquíssima em metais preciosos.

Giom:

No hebraico, lê-se Ghw, que significa "brotar" ou "fazer erupção"; no grego é Geôm. É o segundo braço do rio que saía do Éden. Gn. 2.13 diz que "o Giom circunda a terra de Cuxe". A "Setenta", bem como Flávio Josefo, o identificam com o el-Sihor de Jr. 2.18, que não é outro senão o Nilo. O apócrifo Eclesiástico apoia também esta versão.

Mas o Nilo está demasiadamente longe do vale da Mesopotâmia. O "X" do problema, com respeito à localização do Giom, é a afirmação bíblica: "rodeia a terra de Cuxe". O Rev. Álvaro Reis diz que foi descoberta uma cerâmica escrita em cuneiforme onde aparece uma "terra de Cuxe" na Capadócia, portanto, na Ásia Menor e não na África. Álvaro Reis lembra ainda a duplicidade de alguns nomes que aparecem ao longo da história E passa a citar os Musri do "Obelisco Preto", uma tribo localizada ao Norte da Assíria, e os Musri do Egito; Makã e Meluka na Babilônia e distritos com o mesmo nome no Egito; temos "Cuxe" na África e na Ásia. La Enciclopédia de la Bíblia diz: "A terra de Cuxe, aceita como idêntica ao assírio Kassu e designa aos Cassitas, habitantes da região setentrional da Arábia. E o "Giom" de Gn. 2.13 não é outro senão o Geyhum el-Râs que desemboca no Mar Cáspio. Outro nome é o do rio Uku, o moderno Erka, que atravessa a terra dos casitas". "Contudo, é mais provável que Cuxe, nesse caso, se refira à área leste da Mesopotâmia, de onde os casitas desceram posteriormente. Nesse caso, referia-se a algum rio que desce das montanhas orientais, talvez o Diala ou Querque que a Bíblia chama de Giom".

É fato que o dilúvio veio e alterou profundamente os acidentes geográficos; mas não é menos verdade que não modificou a posição do Tigre e Eufrates. Entendemos, assim, que não deve ter alterado grandemente a dos rios Pisom e Giom.

Para o Pisom a Bíblia diz "rodeia" a terra de Havilá, e para o Giom "circunda" a terra de Cuxe. Para "rodear" e "circundar" exige um decurso maior, sinuoso, abrindo-se para uma área imensa. A respeito do Tigre, a Bíblia diz apenas "corre" e para o Eufrates, nenhum verbo.

Próximo post de "Lugares": Mesopotâmia (Parte III)

17 comentários:

thaa disse...

muito interessante .. voltei a ler o livro de Gênesis, e é interessante como a cada vez que lemos algo na bíblia descobrimos um novo mistério .. feliz em achar uma resposta aqui . valeu !

Anônimo disse...

gostei mas, como todo mistério ainda está meio inconclusiva esta resposta.

Débora cruz disse...

começei a ler a bilblia hoje e fico feliz em encontrar resposta aqui.

elshadai disse...

Como não sabemos a resposta na bíblia sobre os rios não podemos afirmar nada isso é mais um mistério de Deus

Unknown disse...

A BIBLIA E UM MISTERIO E ALGUMAS RESPOSTA SO TEREMOS NO CEU

Unknown disse...

Não é preciso ser geógrafo ou historiador prá entender que cuxe é a antiga denominação da etiópia, basta apenas não ser eurocentrista.

Anônimo disse...

Mas como saber a localização se apos a queda do homem ouve o diluvio para varrer o home da terra? acho que com o recuo das aguar ouveram novas formações.

Anônimo disse...

A tese de Josefo está descartada desde que, via satélite, se descobriram os rios Pison e Gion fossilizados (secos).

Unknown disse...

É isso aí Tamires. Penso igual a você.

jbrodrigues disse...

Bem, achei muito interessante tudo o que foi dito, mas afirmar alguma coisa hoje a respeito é um tanto obscuro, conjectural... Fiquei pensando nas modificações do relevo terrestre depois do dilúvio, já citado acima, mas em Gn 10.25 a Bíblia fala do nascimento de um filho de Eber cujo nome foi Peleque e esse nome foi dado ao menino porque um fenômeno estupendo estava ocorrendo, ou seja, a Terra, a grande Pangéia estava sendo divida, separada. Acredito literalmente nisso. A terra dividiu-e em vários continentes, hoje cinco conhecidos... Isso deve ter causado grandes transformações causadas por muitos afastamentos de muitos acidentes geográficos, e ai, não podemos descartar os rios que acabaram se afastando um dos outros ou se juntando a outros... Portanto, fica bastante complicado falar disso hoje, e tentar localizar as nascentes de Gion e pinson originais narradas em Gn 2.10-4, muito antes do dilúvio e da própria divisão da Pangéia.

Janio Evangelista disse...

Muitíssimo Boa essa temática! Parabenizo a iniciativa! E quanto ao tema, as minhas defesas não são muito aceitas por contemplarem a possibilidade desse principial "continente" chamado pangéia. Defendo ainda que a dificuldade de compreensão, e consequente aceitação da "Pangéia", dificultam ou limitam a compreensão da "Geografia das Sagradas Escrituras".

Unknown disse...

Todos estão esquecendo do super continente Pangeia. Nesse tempo da Pangeia, a Turquia ficava ligada á Síria, que estava liga á África pela penísula Arábica. Não confusão nem contradição na Bíblia, a divisão dos continentes foi após a confusão das línguas, depois de Babel. Daí também vem o termo Babilônia!

Unknown disse...

Vejam isso no link:
http://hattidaniel.blogspot.com/2013/06/pangeia-o-mundo-antes-da-separacao-dos.html?m=1

Unknown disse...

Antes do mundo ter essa separação de continentes atual, existia o grande continente Pangeia. A Turquia era ligada à África pela Península Arábica que era colada na África. Foi nesse momento de Babel(leia Gen 11) da confusão das línguas e a formação de povos pela língua comum, que depois houve a separação dos continentes.
Babilônia vem de Babel(confusão).
O Rio Gion podia antes dessa separação chegar a Cuxe-Etiópia.
Na Bíblia não tem confusão ou contradição! Contém a palavra de Deus, e foi inspirada por Deus pelo Espírito Santo. Aleluia!

Unknown disse...

Antes do mundo ter essa separação de continentes atual, existia o grande continente Pangeia. A Turquia era ligada à África pela Península Arábica que era colada na África. Foi nesse momento de Babel(leia Gen 11) da confusão das línguas e a formação de povos pela língua comum, que depois houve a separação dos continentes.
Babilônia vem de Babel(confusão).
O Rio Gion podia antes dessa separação chegar a Cuxe-Etiópia.
Na Bíblia não tem confusão ou contradição! Contém a palavra de Deus, e foi inspirada por Deus pelo Espírito Santo. Aleluia!

Unknown disse...

Boa resposta!
Na Bíblia não há confusão ou contradição! Aleluia

Há muito tempo, li um livro que falava sobre isso.
Mas não me aprofundei em atentar.
Hj começando uma leitura da Bíblia toda , me chamou atenção o texto de Gênesis falando sobre a localização da região do Éden e do jardim que Deus plantou! E lembrei disso.
Agora veio a mente, de que qd li o livro que se referia essa separação da Terra, no tempo de Pelegue , como fala em Gen 10:25, não tinha atentado para o super continente Pangeia!

Deus nos deu a Bíblia para conhecê-lO. Ela não tem confusão nem contradição. Foi preservada conforme a vontade soberana Dele!
O homem em sua arrogância prepotência e falta de submissão a Ele que se confunde em seus arroubos de estultícia!

Unknown disse...

Nunca tinha lido a Bíblia com a pandemia estou de quarentena comecei pesquisar sobre os rios do jardim do Éden tou maravilhado

Postar um comentário