rss
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites

10.4.10

Série Costumes Bíblicos - Telhados Planos (Parte III)

Nessa festa, milhares de pessoas convergiam para Jerusalém. Esses forasteiros construíam cabanas toscas nas ruas, nas praças, em qualquer espaço vazio. É possível que quando Pedro disse a Jesus, no monte da Transfiguração, que poderiam construir ali tendas para Moisés, Elias e Jesus, ele estivesse se referindo a este tipo de cabana (Mt 17.4).

Em alguns lugares, as casas eram ligadas umas às outras, como casas de parede-meia. E os telhados, unidos uns aos outros, formavam uma verdadeira passarela. Os rabis chamavam a isso "rua de telhados", e muitas vezes o povo a utilizava mesmo como uma via de trânsito.

Jesus disse que quem estiver no telhado, no dia do juízo, não deverá descer para pegar nada em casa (Mt 24.17). Provavelmente, estava querendo ensinar que não se deve perder tempo em descer para pegar os pertences.

Embora o conhecimento da técnica de encanamento seja tão antigo quanto à fundação das primeiras cidades, só na época de Cristo é que estavam tomando providências para instalar vasos sanitários. Os romanos de um modo geral tinham banheiros com água encanada. Em alguns lugares, a partir de uma certa época, já se faziam fossas, esgoto encanado ou valas de areia. Naqueles tempos também já se utilizavam canos de cerâmica semelhantes às nossas manilhas. No primeiro século, as pessoas mais ricas faziam banheiros completos em casa. Em algumas havia até banheiras, e outras tinham sistemas de aquecimento de água.

No próximo post de "Costumes Bíblicos": A porta

0 comentários:

Postar um comentário